(Áudio indisponível)
Vespa solitária que se confunde com as abelhas. Os adultos alimentam-se de pólen e néctar, mas as fêmeas levam pequenos coleópteros paralisados para alimentar a descendência.
Tem um reconhecido papel de controladora de pragas agrícolas causadas por pulgões, pois tanto as larvas como os adultos consomem estes insetos.
Escaravelho muito comum na primavera, chegando em alguns locais a atingir grandes números. É geralmente visto nas flores uma vez que se alimenta de pólen e néctar.
Esta espécie é muito comum e abundante. Apresenta tons acastanhados, mas os padrões são muito variáveis. Nesta imagem observa-se uma fêmea. Os machos são semelhantes, mas são mais pequenos e apresentam os cercos (duas pinças) bem desenvolvidos no ápice do abdómen.
Este percevejo grande é coberto por minúsculos pelos no tórax e nas patas. Pode ser encontrado em prados, parques e jardins onde se alimenta de plantas de várias famílias.
Esta espécie pode ser observada em plantas, no solo, ou sob a casca de árvores, onde caçam ativamente as suas presas. Sendo predadores de muitas espécies de insetos, são utilizados como controlo biológico de pragas.
A mancha escura que acompanha todo o rebordo da extremidade das asas anteriores é característica. As lagartas alimentam-se de plantas da família das couves.
Voa rapidamente no alto dos arbustos, como uma mancha azul que reflete a luz do sol. As manchas escuras nas asas parecem pequenos traços. As lagartas alimentam-se de silvas e a fase de crisálida é passada na manta morta.
Devido ao pequeno tamanho, esta espécies passa por vezes despercebida.
A mancha escura na extremidade das asas anteriores é mais pequena e não acompanha o rebordo, como acontece com a borboleta-da-couve.
Visão comum nos prados mesmo depois de secos. Quando fecha as asas por vezes destaca-se um ocelo escuro num fundo castanho. As lagartas alimentam-se de gramíneas que crescem nestes locais.
Uma colorida borboleta que se confunde com a manta morta quando fecha as asas. Os adultos podem efetuar migrações. As lagartas alimentam-se principalmente de urtigas.