Preciosidades do campus: animais que são…

Cobra Cega

Pequena e inofensiva, alimenta-se exclusivamente de pequenos invertebrados, como lesmas e formigas. Vive no subsolo e só é visível quando se levanta algum tronco ou pedra.

Cobra Cega
Pica-pau-malhado

Pica-pau-malhado

Na época de reprodução, os machos chamam a atenção tamborilando na madeira das árvores onde escavam o ninho. Alimentam-se de insetos que muitas vezes são considerados pragas.

Sardão

Apesar do grande tamanho e dos coloridos ocelos azuis, passa despercebido quando está a apanhar sol, muitas vezes a escassos metros das pessoas. Alimentam-se sobretudo de invertebrados e são inofensivos para os humanos.

Sardão
Mocho-galego

Mocho-galego

Pequena rapina noturna que habita os nossos parques e jardins. A partir de um poleiro habitual, caça de emboscada pequenos animais, como insetos, répteis e mesmo micromamíferos.

Crisópa-mantis

Apesar das patas frontais formarem garras como nos louva-a-deus, esta espécie pertence à ordem Neuroptera. Repare nas asas transparentes, membranosas e rendilhadas, que são características. Tanto os adultos como as larvas são predadores. As larvas alimentam-se de ovos de aranhas.

Crisópa-mantis
Percevejo-das-duas-lúnulas

Percevejo-das-duas-lúnulas

Este percevejo é inconfundível pela sua forma, coloração e duas grandes manchas amarelas finamente bordadas a negro na metade posterior do corpo (escutelo). Relativamente raro no país, vive apenas no Sul em locais com abundância de medronheiros (P7).